sábado, 21 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 4 - ALIANÇA

Esta reportagem sai um pouquinho atrasada porque ontem não houve mesmo tempo para a fazer. No entanto fica prometido que esta noite já sairá também a reportagem do dia de hoje.
 
Como muitos já sabem ontem o dia foi muito especial. Era dedicado ao tema da Aliança: a aliança de Deus com os Homens e os desafios que isso representa na nossa vida.
 
Em termos de actividades foi até agora o dia mais preenchido. Muita emoção e excitação por parte de todos, num dia dedicado ao Funchal. À hora do costume (9h00) seguimos para o centro do Funchal, onde decorreu um jogo de cidade que nos levou a conhecer alguns pontos importantes do Funchal. Um dos pontos altos foi o famoso Mercado dos Lavradores. Este jogo foi feito por equipas e todos gostámos bastante.
 
Almoçámos bifanas em frente à marina do Funchal e, mal sabíamos nós o que nos esperava: uma fantástica viagem de teleférico do Funchal até ao Monte!!! Foram 3 quilómetros de subida, muitas paisagens vistas de uma perspectiva diferente e um agradável passeio de 15 minutos.
 
No Monte visitámos os jardins da Fundação Berardo (um dos jardins com mais variedade de plantas do mundo inteiro) e uma exposição de escultura africana de que todos gostámos. Depois visitámos a igreja do Monte e mais uma surpresa nos aguardava: uma radical descida de 3 quilómetros nos famosos carros de cesto! A descida foi bastante divertida com os "carreiros" a empurrarem-nos pela encosta abaixo com uma grande habilidade.
 
Apesar da Chefia não nos dizer nada acerca das actividades previstas a coisa já estava a correr muito bem e não podíamos imaginar que mais ía acontecer...
 
Depois de um pequeno percurso a pé novamente até à marina do Funchal, lanchámos e fomos até ao porto donde saem os barcos turísticos. Quando se percebeu que íamos andar de barco ainda se pensou em Porto Santo, mas afinal a ideia era outra.
 
Durante 3 horas, demos um grande passeio de catamaran, desde o Funchal até ao Cabo Girão, o que nos mostrou uma vista fenomenal da ilha pelo lado do mar. O melhor de tudo foi a presença quase constante dos golfinhos que, quando o barco era desligado se aproximavam e nos permitiam vê-los de perto. Esta parte foi muito gira com todos os elementos a passarem momentos de puro deleite a bordo do catamaran.
 
No entanto, sabíamos que por vezes, embora raramente, se podiam avistar outros animais marinhos de grande porte: as baleias. Ao largo da Madeira há várias dezenas de espécies diferentes de baleias, algumas muito grandes, outras mais pequenas. A nossa emoção subiu ao rubro quando de repente se avistou um grande repuxo de água lançado a vários metros de altura... E para nosso espanto e até da própria tripulação, avistámos uma grande baleia tropical com cerca de 16 metros de comprimento!!!
 
E não só! Pudemos vê-la várias vezes (uma delas bastante próximos) acompanhada da sua cria mais pequena... Um verdadeiro espectáculo e um grande momento de sorte e de contacto com a Natureza selvagem ao largo da ilha da Madeira.
 
A viagem terminou já de noite, proporcionando-nos uma vista muito bonita da baía do Funchal toda iluminada. De referir que hoje, Sábado, é o dia da cidade, com a realização de uma grande festa sendo por isso uma óptima altura para andar pelo Funchal!
 
Como as surpresas ainda não tinham acabado, com a ajuda de alguns elementos do Agrupamento 217 - Sé, fomos para o campo de carro e, à chegada, tínhamos o jantar já pronto! O jantar foi feito por alguns Dirigentes e pais deste Agrupamento e era uma comida típica da ilha da Madeira, que todos apreciámos: bife de atum com molho vilão, acompanhado de milho (em papa, não milho doce).
 
Com a barriga bem cheia e depois de tudo arrumado e muitos agradecimentos a estes escuteiros e pais que tanto nos têm ajudado, lá terminámos aquele que foi até agora, o dia mais recheado de emoções, novas experiências e muitas surpresas.
 
Para terminar resta dizer que estamos muito contentes e felizes com estes dias aqui na Madeira, embora neste momento se note também algum cansaço. Hoje o dia será mais calmo.  Quanto às fotografias nós não podemos colocar aqui todas as que queremos e é difícil escolher todos os elementos, por isso esperamos que nos perdoem se não vos conseguirmos satisfazer o vosso desejo.
 
Até logo, a todos.
 
PS - Devido a algumas dificuldades com a ligação à Internet as fotos do dia de ontem serão disponibilizadas apenas logo à noite.

4 comentários:

João Sousa disse...

Pois.. Pois... São grandes vidas !!!
isto das fotografias é a saudade dos papás e mamãs.
O pessoal dos escuteiros é tudo rapaziada bem comportada !!
Uma vez que está a correr tão bem só me resta desejar continuação de bom tempo......
Voltamos a ver -nos em carne e osso cánoucontenente !
Até breve Madalena

Isabel Bem-haja disse...

Olá meninos, quase chorei de emoção com a descrição do vosso dia de ontem. Vocês são mesmo abençoados... até as baleias e os golfinhos vos vêm saudar! É tão reconfortante saber da vossa felicidade! Um beijinho grande para cada um, especialmente para o Jonas, para o Luis, a Telma, a Bruna e a Ana Batista.

Mimi disse...

Beijinhos para os meus sempre meninos Gogo e Didi...

Sónia

Sónia Costa disse...

Parabéns aos chefes por proporcionarem vivências que permitirao dizer "Se fui capaz de ir mais longe, foi porque me apoiei em ombros gigantes"...

Beijinhos.

Sónia