A cidade de Mafeking
Em 1899 era grande a agitação na África do Sul. As relações entre os Ingleses e o Governo da república do Transval, tinham chegado ao ponto de ruptura. BP recebeu ordens para formar dois batalhões de carabineiros montados e dirigir-se a Mafeking, pois afirmava-se que "quem possuísse Mafeking teria nas mãos as rédeas da África do Sul".
Mafeking era uma vilória, mas era um importante ponto estratégico pois possuía uma linha de comboio. A BP foi dada a missão de defender Mafeking dos Boers (colonos brancos da África do Sul de descendência holandesa).
Quando começou o cerco a desproporção de forças era enorme (1 para 9). Confrontado com esta escassez de efectivos, BP lembrou-se de utilizar em pequenas tarefas os rapazes e adolescentes a partir dos nove anos. Muitos deles tinham bicicletas e puderam servir de estafetas, mensageiros para a distribuição do correio, sentinelas e muitos outros serviços, que desempenhavam com coragem e grande risco. Os êxitos destes rapazes entusiasmaram Baden Powell.
O corpo de cadetes de Mafeking
Durante o cerco, BP pôs em prática inúmeros estratagemas para enganar os Boers e os fazer acreditar que Mafeking estava bem defendida e com muitos mantimentos. A sua coragem e criatividade num momento tão difícil como este foram essenciais para o sucesso e são um grande exemplo para nós.
Na nossa sede existem livros com vários pormenores acerca da acção de BP durante o cerco de Mafeking, que valem a pena ser consultados nesta altura.
A experiência levada a cabo por BP durante o cerco de Mafeking, com o seu corpo de cadetes (os tais rapazes de bicicletas), foi importantíssima para o escutismo. De facto, foi inspirado nesta experiência, que BP, ao chegar a Inglaterra e ver a situação dos muitos rapazes perdidos e sem objectivos, se propôs a criar o Método Escutista.
Como sabem, só em 1907 BP levou a cabo o primeiro acampamento escutista, na ilha de Brownsea. Mas antes disso, teve muito tempo de estudo e preparação até chegar à genial ideia do Escutismo!
Texto retirado parcialmente deste site.
Sem comentários:
Enviar um comentário