terça-feira, 24 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 7 - CONHECIMENTO

Hoje sentimos, em vários momentos, que se aproxima a hora das despedidas desta terra maravilhosa e destas pessoas fantásticas que em pouco tempo aprendemos a considerar verdadeiros amigos!

O dia dedicado ao Conhecimento começou um pouco mais tarde do que o costume, tendo saído de campo apenas às 9h30. Fomos directos a São Vicente, uma simpática vila na costa Norte da ilha da Madeira. Aí, visitámos o Centro de Vulcanismo e as Grutas de S. Vicente. Nesta visita aprendemos bastante sobre a formação do arquipélago da Madeira e sobre vulcões e geologia de uma forma geral.

Depois fomos almoçar e aí começaram os nossos problemas do dia. Uma série de imprevistos que nos complicaram um pouco a vida, embora um escuteiro tenha de os saber ultrapassar sempre com um sorriso na cara... o que acho que conseguimos!

Para começar esquecemo-nos de comprar ovos para o almoço. Situação resolvida ainda em S. Vicente. Depois fomos até um campo de futebol onde fizemos o almoço. À chegada apercebemo-nos que nos tínhamos esquecido das panelas em campo. Resultado: se não fosse a simpatia e disponibilidade do nosso motorista, o sr. Roberto, a nossa vida teria sido bastante complicada. No entanto, conseguimos que nos emprestassem uma panela gigantesca num hotel ali perto.

Depois de almoço seguimos para Porto Moniz, na costa mais a noroeste da ilha. Logo à saída de S. Vicente, no primeiro túnel, a nossa camioneta avariou. Apesar dos esforços do sr. Roberto tivemos mesmo de abandonar o local a pé e aguardar mais de uma hora que chegasse outra camioneta do Funchal. Só às 16h00 seguimos viagem para Porto Moniz.

Devido a este atraso não pudemos passar tanto tempo como o previsto nas piscinas naturais de Porto Moniz. Ainda assim o banho soube muito bem e foi unânime que valeu a pena ir até lá, pois não só o sítio é lindíssimo como nos divertimos muito.

De regresso preparámos o Fogo de Conselho e o jantar. O Fogo de Conselho começou às 22h30 e contou com a presença de alguns elementos do Agrupamento 217 - Sé, que nos têm acompanhado ao longo dos últimos dias.

Amanhã, dia do Desprendimento (esta é fácil de perceber) estaremos de regresso. Se tudo correr bem chegamos à sede às 21h00, com muitas saudades para matar.

Termino com um pedido de desculpas, mas, devido ao adiantado da hora não iremos disponibilizar já as fotos de hoje. Brevemente tentaremos divulgar todas as fotos da actividade no site do Agrupamento.

Até amanhã a todos!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 6 - VONTADE

Começo por dizer que a moral de todos os elementos continua em alta. É fantástico ao fim de tanto tempo e com tantas experiências novas e muito cansaço acumulado, que todos se mantenham com um espírito escutista tão bom e tão unidos como no primeiro dia!

O dia de hoje foi dedicado ao tema Vontade: a vontade de nos superarmos, de sermos pessoas melhores e de ultrapassarmos as dificuldades do nosso percurso na vida.

A principal actividade do dia foi um grande raid através da levada do Ribeiro Frio - Portela. Foram 12 quilómetros de levada para os Lobitos e Exploradores e 15 para os Pioneiros. As paisagens continuam a ser de cortar a respiração e a Floresta Laurissilva não defraudou as expectativas de ninguém.

Apesar de estar previsto os Pioneiros fazerem o percurso entre o Pico do Arieiro e o Pico Ruivo, tal não foi possível pois este percurso ainda se encontra encerrado devido aos incêndios. Desta forma, acompanhados de dois Dirigentes do Agrupamento 217 - Sé, fizemos todos a mesma levada embora em sentidos diferentes.

A animação foi uma constante, os jogos realizados foram bastante divertidos e o contacto tão directo com a Natureza neste local fantástico proporcionou-nos a todos, momentos de reflexão e de amizade muito fortes que irão certamente permanecer na nossa memória.

À noite, depois de um bom banho e de termos descansado, tivemos mais uma oportunidade de experimentarmos a maravilhosa gastronomia madeirense. Mais uma vez, com a ajuda dos Dirigentes e Companheiros (Caminheiros marítimos) do 217, preparam-nos uma óptima espetada madeirense, comida tão tradicional que por aqui é feita em tudo quanto é festa e arraial (as sardinhas assadas não são muito habituais)!

O jantar estava óptimo, para não dizer mais nada, e podemos garantir-vos que dificilmente podíamos estar a ter uma semana de contacto com a realidade madeirense mais emocionante e completa do que a que estamos a ter.

Amanhã é o último dia de actividades e as expectativas são muito altas...

Algumas fotos do dia de hoje (clicar nas imagens para ver maior):

Os Pioneiros na Floresta Laurissilva

A I e a II Secções no fim do seu percurso

Alguns Lobitos e Exploradores no final da levada

A preparação da espetada à madeirense (Chefe do 217)

domingo, 22 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 5 - RUMO

À medida que o tempo vai passando, naturalmente vamos tendo mais saudades de casa e das pessoas de quem gostamos. Um dos momentos altos do nosso dia foi a leitura dos muitos comentários que nos foram chegando. Muito obrigado pelo vosso interesse e pelo carinho demonstrado!
 
Em relação ao dia de hoje, o mesmo foi dedicado ao tema Rumo: o nosso rumo na vida enquanto escuteiros.
 
As actividades de hoje começaram por nos levar ao Funchal novamente, para uma manhã de actividades aquáticas na marina, organizada pelo Agrupamento de Escuteiros Marítimos 216. Foi uma manhã relaxada, entre jogos, banhos de mar e muita animação.
 
Depois do material náutico arrumado, fomos almoçar no mesmo jardim de ontem; o almoço foi preparado pela Chefia e foi Massa à Racxa (com salsichas, fiambre, ovo e natas). Durante o almoço a Bela apareceu com uma gastroenterite (antes que perguntem, ela já está muito melhor!)  e não pôde passar a tarde connosco.
 
À tarde fomos até à Ponta de São Lourenço, a península mais a este da ilha. Aí fizemos um percurso pedestre que nos levou ao parque natural de São Lourenço, um local fantástico de uma beleza impressionante. Infelizmente, a falta de tempo não nos permitiu tomar banho (imaginem o que a Chefia teve de ouvir...).
 
Depois fomos até à Camacha, onde tivemos oportunidade de aprender a fazer cestos de vime, e onde alguns elementos experimentaram fazer um pouco de cestaria. Descobrimos que a Catarina tem uns dotes escondidos em fazer cestos: até o artesão a elogiou!
 
Depois de umas comprinhas na Camacha, regressámos a campo, por volta das 19h30, para prepararmos o jantar (omelete de salsichas com arroz e salada) e tomarmos banho. Optámos por não realizar hoje a Celebração da Palavra e assim, todos nos deitámos bastante cedo, pois amanhã o dia vai ser muito longo: vamos fazer um raid pela Floresta Laurissilva.
 
De salientar por fim que, mesmo com alguns contratempos, normais nestas ocasiões, o espírito de todos está bastante elevado, a alegria é uma constante e estamos a aproveitar ao máximo estes dias pela Madeira!
 
Até amanhã.
 
NOTA: Não temos muitas fotos de hoje disponíveis neste momento, mas amanhã vamos ter mais cuidado com este pormenor. A gerência do Blog apresenta sentidas desculpas!
  
Algumas fotos do dia de hoje (clicar nas imagens para ver maior):
  
Ponta de São Lourenço
 
Atelier de cestos de vime
 
Alguns elementos durante o atelier
 
A comprar lembranças!
 

sábado, 21 de agosto de 2010

Fotos - Dia 4

Algumas fotos do 4º dia (6ª feira) - clicar nas imagens para ver maior:

No Mercado dos Lavradores

Um dos grupos no teleférico

A ouvir a explicação da guia no Jardim da Fundação Berardo

Descida de carros de cesto

No catamaran a ver os golfinhos

Uma das baleias tropicais que avistámos

Repórter Madeira - Dia 4 - ALIANÇA

Esta reportagem sai um pouquinho atrasada porque ontem não houve mesmo tempo para a fazer. No entanto fica prometido que esta noite já sairá também a reportagem do dia de hoje.
 
Como muitos já sabem ontem o dia foi muito especial. Era dedicado ao tema da Aliança: a aliança de Deus com os Homens e os desafios que isso representa na nossa vida.
 
Em termos de actividades foi até agora o dia mais preenchido. Muita emoção e excitação por parte de todos, num dia dedicado ao Funchal. À hora do costume (9h00) seguimos para o centro do Funchal, onde decorreu um jogo de cidade que nos levou a conhecer alguns pontos importantes do Funchal. Um dos pontos altos foi o famoso Mercado dos Lavradores. Este jogo foi feito por equipas e todos gostámos bastante.
 
Almoçámos bifanas em frente à marina do Funchal e, mal sabíamos nós o que nos esperava: uma fantástica viagem de teleférico do Funchal até ao Monte!!! Foram 3 quilómetros de subida, muitas paisagens vistas de uma perspectiva diferente e um agradável passeio de 15 minutos.
 
No Monte visitámos os jardins da Fundação Berardo (um dos jardins com mais variedade de plantas do mundo inteiro) e uma exposição de escultura africana de que todos gostámos. Depois visitámos a igreja do Monte e mais uma surpresa nos aguardava: uma radical descida de 3 quilómetros nos famosos carros de cesto! A descida foi bastante divertida com os "carreiros" a empurrarem-nos pela encosta abaixo com uma grande habilidade.
 
Apesar da Chefia não nos dizer nada acerca das actividades previstas a coisa já estava a correr muito bem e não podíamos imaginar que mais ía acontecer...
 
Depois de um pequeno percurso a pé novamente até à marina do Funchal, lanchámos e fomos até ao porto donde saem os barcos turísticos. Quando se percebeu que íamos andar de barco ainda se pensou em Porto Santo, mas afinal a ideia era outra.
 
Durante 3 horas, demos um grande passeio de catamaran, desde o Funchal até ao Cabo Girão, o que nos mostrou uma vista fenomenal da ilha pelo lado do mar. O melhor de tudo foi a presença quase constante dos golfinhos que, quando o barco era desligado se aproximavam e nos permitiam vê-los de perto. Esta parte foi muito gira com todos os elementos a passarem momentos de puro deleite a bordo do catamaran.
 
No entanto, sabíamos que por vezes, embora raramente, se podiam avistar outros animais marinhos de grande porte: as baleias. Ao largo da Madeira há várias dezenas de espécies diferentes de baleias, algumas muito grandes, outras mais pequenas. A nossa emoção subiu ao rubro quando de repente se avistou um grande repuxo de água lançado a vários metros de altura... E para nosso espanto e até da própria tripulação, avistámos uma grande baleia tropical com cerca de 16 metros de comprimento!!!
 
E não só! Pudemos vê-la várias vezes (uma delas bastante próximos) acompanhada da sua cria mais pequena... Um verdadeiro espectáculo e um grande momento de sorte e de contacto com a Natureza selvagem ao largo da ilha da Madeira.
 
A viagem terminou já de noite, proporcionando-nos uma vista muito bonita da baía do Funchal toda iluminada. De referir que hoje, Sábado, é o dia da cidade, com a realização de uma grande festa sendo por isso uma óptima altura para andar pelo Funchal!
 
Como as surpresas ainda não tinham acabado, com a ajuda de alguns elementos do Agrupamento 217 - Sé, fomos para o campo de carro e, à chegada, tínhamos o jantar já pronto! O jantar foi feito por alguns Dirigentes e pais deste Agrupamento e era uma comida típica da ilha da Madeira, que todos apreciámos: bife de atum com molho vilão, acompanhado de milho (em papa, não milho doce).
 
Com a barriga bem cheia e depois de tudo arrumado e muitos agradecimentos a estes escuteiros e pais que tanto nos têm ajudado, lá terminámos aquele que foi até agora, o dia mais recheado de emoções, novas experiências e muitas surpresas.
 
Para terminar resta dizer que estamos muito contentes e felizes com estes dias aqui na Madeira, embora neste momento se note também algum cansaço. Hoje o dia será mais calmo.  Quanto às fotografias nós não podemos colocar aqui todas as que queremos e é difícil escolher todos os elementos, por isso esperamos que nos perdoem se não vos conseguirmos satisfazer o vosso desejo.
 
Até logo, a todos.
 
PS - Devido a algumas dificuldades com a ligação à Internet as fotos do dia de ontem serão disponibilizadas apenas logo à noite.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 3 - APELO

Para começar deixem-vos contar que as reacções de todos os elementos aos comentários que nos fizeram chegar foram de muita alegria e alguma emoção!

Quanto a este 3º dia temos muito a dizer, mas também temos de guardar algumas coisas para contar quando voltarmos para casa...

O tema de hoje era o Apelo. O apelo a sermos felizes, à vontade de Deus, a sermos pessoas melhores. Foi com este espírito que iniciámos o dia dedicado à vila de Santana (na zona norte da ilha).

Apesar de a ilha ser pequena descobrimos como demora a chegar a todo o lado, mesmo com a enorme quantidade de túneis por onde passamos diariamente. Chegámos a Santana às 10h00 e logo nos apercebemos que o clima da zona norte não tem nada a ver com o do Sul: no Funchal estava Sol e 24 graus, em Santana tínhamos chuva e 19 graus!

Como o tempo parecia acalmar à hora da nossa chegada mantivemos o plano traçado para o dia de hoje. Os Lobitos e a maioria dos Exploradores passaram o dia no Parque Temático de Santana. Podemos dizer que foi um dia extremamente bem passado. Pudemos visitar todas as atracções do parque, aprender muitas coisas sobre a história e a cultura da Madeira, fazer desportos radicais e até almoçámos num restaurante (hamburgueres com arroz e batatas fritas).

Já os Pioneiros foram (por escolha própria) fazer um percurso a pé por uma levada de água - a levada do Caldeirão Verde. Este percurso, com a extensão de 15 km levou-nos por carreiros muito estreitos e muito altos por dentro da Floresta Laurissilva, até uma grande cascata com 100 metros de altura! Um recanto escondido, quase inacessível, um verdadeiro tesouro da Natureza. A beleza do percurso e da cascata do Caldeirão Verde compensou o facto de termos comido ração de combate (leia-se pão com conservas)...

De regresso ao campo tomámos todos um bom banho, jantámos (hoje foi a horas!) - batatas cozidas com carapaus fritos - e fizemos um jogo nocturno bastante animado.

Amanhã mais um dia de grandes aventuras nos espera!

PS1: A Didi pede para o pai lhe pôr dinheiro na conta (de preferência muito).
PS2: Os elementos cujos pais não fizeram ainda nenhum comentário, sentem-se desprezados. Pedem aos que comentam que lhes mandem beijinhos especificamente para eles!!!

PS3: Os dois recados anteriores são da exclusiva responsabilidade dos elementos em causa.

Algumas fotos do dia de hoje (clicar nas imagens para ver maior):

No parque temático de Santana

Ainda bem que nos lembraram da Madalena e da Ana.
Estavam esquecidas no aeroporto! Fomos buscá-las de barco...

Túnel a caminho do Caldeirão Verde

Floresta Laurissilva

Banho na cascata do Caldeirão Verde

Repórter Madeira - Dia 2 - DESCOBERTA

Antes de mais devemos dizer que não esperávamos tantos comentários de tantas pessoas com "recados" para nós! Amanhã de manhã serão lidos todos os comentários... É bom saber do vosso interesse!

O tema a que dedicámos o dia de hoje foi a Descoberta. Descoberta da ilha da Madeira, descoberta do mundo, descoberta de nós próprios...

O dia começou novamente muito cedo e numa grande correria (só tínhamos uma casa de banho para todos e uma torneira). Às 9h00 já com o pequeno almoço tomado e depois da oração da manhã, seguimos de camioneta para a nossa meia volta à ilha.

Logo nos primeiros quilómetros apercebemo-nos da perícia do nosso motorista, o sr. Roberto, que teve de nos conduzir por estradas muito, mas mesmo muito estreitas, e muito, mas mesmo muito, muito altas!!! As paisagens do Curral das Freiras são mesmo de cortar a respiração.

Vimos o Curral das Freiras de um miradouro onde fizemos um pequeno jogo e seguimos logo para Câmara de Lobos. Aí, visitámos a cidade através de algumas perguntas a que tínhamos de responder com fotografias.

Em Câmara de Lobos experimentámos a famosa "poncha" uma bebida tradicional feita à base de aguardente e mel. Com excepção de poucos elementos, todos gostámos (atenção que os Lobitos só molharam os lábios!!!)...

Depois de almoço (salada com frango) fomos para o Cabo Girão (o 2º mais alto da Europa). Mais uma vez, uma vista fenomenal e uma grande subida até lá cima.

Seguimos depois para a Encumeada, um miradouro situado no início do Paul da Serra, um grande planalto no centro da Madeira. Aí fizemos um pequeno percurso pedestre através de uma levada de água que foi bastante interessante.

Como o tempo estava a apertar seguimos directamente para a Ponta do Sol onde passámos uns agradáveis momentos na praia. A praia era de calhaus pretos, nada de areia, e um mar muito mais salgado do que o que estamos habituados. A banhoca e os jogos aquáticos souberam mesmo bem!

A Chefia conseguiu entretanto arranjar uma solução provisória para a nossa estadia e agora estamos instalados num centro de estágio de uma associação desportiva. Temos todas as condições, estamos a dormir em beliches, água quente, casas de banho em cada quarto, uma maravilha...

O fim da tarde foi passado a fazer a nossa mudança para aqui. Por causa disso jantámos um bocadinho tarde (bacalhau à brás).

O dia terminou com a oração da noite como de costume. Amanhã é dia de mais emoções e novidades.

Algumas fotos do dia de hoje (clicar nas fotos para ver maior):

Vista do Curral das Freiras

Cabo Girão

Percurso pedestre por uma levada

Nós na praia, na Ponta do Sol

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Repórter Madeira - Dia 1 - CONSTRUÇÃO

E pronto! Já chegámos e já nos instalámos!!!

Hoje o dia começou muito cedo, mas com muito entusiasmo. Às 7h45 já estávamos a caminho de Lisboa com muitas expectativas. Afinal a maioria de nós nunca tinha andado de avião.

À chegada ao aeroporto fizémos logo o check-in. A coisa estava tão demorada que abriram logo um balcão só para nós! Depois de feito o check in fomos almoçar à porta do aeroporto. O almoço teve de ser a correr para entrarmos a tempo do avião.

À entrada da zona de embarque estava outra fila enorme. Mais uma vez, autorizaram-nos a fazer o embarque pela zona VIP. Afinal, somos ou não somos pessoas importantes?!

Já na sala de embarque, de forma a ficarmos todos juntos, autorizaram-nos a ser dos primeiros a entrar no avião (serviço que era preciso pagar!)...

O avião levantou (houve alguns suspiros fundos e muitos gritos de entusiasmo) e lá fomos nós em direcção à Madeira. Os pontos altos foram termos passado o Algarve após 5 minutos de viagem e a chegada à Madeira, em que vínhamos todos à janela para sermos os primeiros a ver as ilhas!

Depois de uma aterragem calma, lá saímos do aeroporto com algumas mochilas estragadas (mas nada de grave, pelo menos não se perdeu nada). Alugámos logo o nosso carro (que nos vai acompanhar nestes 8 dias) e recebemos uma má notícia.

Devido aos incêndios dos últimos dias, a Protecção Civil não nos permitiu acampar no Montado do Pereiro. Assim, por agora estamos instalados na sede do Agrupamento 217 - Sé. Não era o que esperávamos, mas ainda temos esperança de podermos acampar. A situação vai ser reavaliada diariamente e, assim que houver condições, contamos de ir para o Montado do Pereiro.

Este primeiro dia na Madeira foi dedicado à arrumação do espaço onde estamos, demos um pequeno passeio pelo Funchal (esta terra tem mais subidas que o concelho de Penacova todo junto) e os nossos fantásticos Chefes foram às compras para estes primeiros dias (o tesoureiro do Agrupamento é que não gostou muito do preço!).

O jantar foi hamburgueres com arroz branco e salada. A fome era tanta que não sobrou quase nada. Aqui já tínhamos dois Chefes do Agrupamento 217 connosco e que nos acompanharam até à noite, tendo jantado connosco.

À noite fizémos um jogo rápido aqui na sede e a oração da noite e terminámos este dia dedicado ao tema "Construção".

Mais novidades brevemente! Aguardamos os vossos comentários...

Algumas fotos do dia de hoje (clicar nas fotos para ver maior):

No autocarro

Já no avião!

As primeiras ilhas do Arquipélago da Madeira

Os Lobitos à saída do aeroporto

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reportagens diárias

Este post é apenas para anunciar (para quem ainda não saiba) que a partir de amanhã à noite, podem ver aqui, no nosso Blog, uma reportagem diária da nossa actividade na Madeira.

A ideia é que, mesmo à distância, todos os pais e demais interessados, possam saber o que fizemos, como correu o dia, ver algumas fotos, etc.

Será interessante também se deixarem os vossos comentários que serão lidos para todos os elementos na Madeira. Pensem na coisa como um SMS gratuito!

Até amanhã então...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Madeira XVI - Colónias completas

E finalmente, hoje acabamos de divulgar a constituição das 3 colónias!

Apenas mais uma nota para lembrar que quem foi ao Jambeiras deve tirar o distintivo do Jambeiras da camisa, antes da viagem à Madeira (podem substituir pelo da Madeira).

Equipa Tristão Vaz Teixeira:

Rafael - Lobito
Ruben - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Telma - Pioneira
Luís - Pioneiro
Xana - Pioneira
Madalena (Sub-Capitã) - Exploradora
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
    
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Catarina Santos - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Diogo Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
João Pedro - Pioneiro
Bruna - Pioneira
Dário - Pioneiro
Alexandre (Sub-Capitão) - Pioneiro
Didi (Capitã) - Pioneira
    
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Beatriz Santos - Lobita
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Joana Simões - Pioneira
Ricardo Marques Ferreira - Pioneiro
João Fernandes - Pioneiro
Ana Batista (Sub-Capitã) - Exploradora
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro
   
Boa Caça!
(Faltam 4 dias...)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Madeira XV - Cadeiras e reunião

Dois avisos importantes (amanhã divulgamos onde ficam os 3 elementos que faltam):
 
- Em relação às cadeiras para carro, que os menores de 12 anos deveriam levar, informamos que não serão necessárias! Assim, é menos uma coisa que têm de levar...
 
- Recordamos que este Domingo há reunião, na sede, das 15h30 às 18h30, para todos os elementos participantes na actividade. Nesta reunião iremos entregar, entre outras coisas que será necessário fazer, os distintivos da actividade e um último aviso para casa.
 
Se alguém não puder ir à reunião deve avisar-nos o quanto antes, para lhe dizermos todos os pormenores de última hora e combinarmos por quem enviamos o distintivo e o aviso!
 
Até Domingo.
Boa Caça!
(Faltam 5 dias...)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Madeira XIV - Sub-Capitães

Com a revelação dos elementos de hoje (4 em vez de 3) ficam a faltar apenas 3. Portanto, têm todas as condições para fazerem o vosso trabalho por colónias, o melhor possível, até à reunião do próximo Domingo.
   
Chamamos a atenção para 2 pontos importantes: os Capitães e os Sub-Capitães devem falar entre si, combinarem alguns pormenores e contactarem todos os seus elementos.
   
Achamos estranho nenhum dos Capitães ainda não ter entrado em contacto connosco, seja para tirar alguma dúvida, seja para nos pedir o número de telefone de alguém... Vejam lá, não deixem tudo para Domingo! Temos muitas coisas para fazer na reunião...
   
   
Aproveito ainda para esclarecer dois pontos que surgiram nas últimas semanas:
   
- Dado que só houve 2 equipas no ACAGRUP deste ano, naturalmente, fosse qual fosse a equipa escolhida, todos os elementos ficariam pelo menos com 3 ou 4 elementos da sua equipa do ACAGRUP. Não é nada de pessoal, é mesmo assim com todos os elementos!
   
- Segundo percebemos as 3 raparigas da Equipa Rainha Santa Isabel acham que têm poucas oportunidades de acamparem juntas ao longo do ano e queriam aproveitar esta oportunidade para terem um acampamento diferente dos outros??? Alguém pode explicar?! Alguém achava que as equipas íam ser as mesmas de durante o ano?
   
   
Dito isto aqui ficam as equipas quase completas:
     
Equipa Tristão Vaz Teixeira:
Rafael - Lobito
Ruben - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Telma - Pioneira
Luís - Pioneiro
Madalena (Sub-Capitã) - Exploradora
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
   
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Catarina Santos - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Diogo Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
João Pedro - Pioneiro
Bruna - Pioneira
Alexandre (Sub-Capitão) - Pioneiro
Didi (Capitã) - Pioneira
   
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Beatriz Santos - Lobita
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Joana Simões - Pioneira
Ricardo Marques Ferreira - Pioneiro
Ana Batista (Sub-Capitã) - Exploradora
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro
  
Já só faltam distribuir 3 elementos!
   
Boa Caça!
(Faltam 6 dias...)
   

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Madeira XIII - Estandartes

Há boa maneira dos colonos portugueses, cada uma das Colónias vai ter um estandarte que será colocado num sítio específico em campo. Este estandarte tem como função identificar cada uma das colónias.

Assim, cada colónia deve começar já a fazer o seu estandarte. Se o conseguirem levar feito no próximo Domingo, tanto melhor.

O que se pretende:
- As medidas do estandarte são 1 metro por 2 metros;
- O estandarte é feito em tecido de cor (uma cor diferente por colónia);
- No estandarte têm de estar pintadas, desenhadas, bordadas ou o que quiserem, o nome da colónia e os nomes dos colonos;
- Podem ainda desenhar o que quiserem alusivo à mística da actividade e à vossa colónia;
- Os estandartes vão ser avaliados e servirão, no final, de recordação da actividade, por isso devem esforçar-se e ser originais;

Cores de cada colónia:
Tristão Vaz Teixeira - Roxo
Bartolomeu Perestrelo - Amarelo
João Gonçalves Zarco - Verde

A Chefia também terá o seu (depois saberão porquê) e será de cor vemelha.

Qualquer dúvida usem a Secção de comentários.

Boa Caça!
(Faltam 7 dias...)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Madeira XII - Equipas

Está quase, quase, completa a divulgação das 3 Colónias. Hoje deixamos mais alguns elementos e fica prometido a divulgação dos Sub-Capitães na próxima vez.

Chamamos ainda a atenção de que até à reunião do próximo Domingo, os Capitães das 3 colónias devem entrar em contacto com os seus elementos (os que já conhecem, claro) e irem combinando as coisas que precisam de fazer por colónia. Em breve serão pedidas mais coisas!


Equipa Tristão Vaz Teixeira:
Rafael - Lobito
Ruben - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Telma - Pioneira
Luís - Pioneiro
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
 
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Catarina Santos - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Diogo Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
João Pedro - Pioneiro
Didi (Capitã) - Pioneira
 
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Beatriz Santos - Lobita
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Joana Simões - Pioneira
Ricardo Marques Ferreira - Pioneiro
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro
 
Já só faltam distribuir 7 elementos!
 
Boa Caça!
(Faltam 8 dias...)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Madeira XI - Mais elementos

Aqui ficam hoje mais 3 elementos...


Equipa Tristão Vaz Teixeira:
Rafael - Lobito
Ruben - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Telma - Pioneira
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
 
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Catarina Santos - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
João Pedro - Pioneiro
Didi (Capitã) - Pioneira
 
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Beatriz Santos - Lobita
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Joana Simões - Pioneira
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro
 
Já só faltam distribuir 10 elementos!
 
Boa Caça!
(Faltam 11 dias...)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Madeira X - Construções

Penso que todos já devem saber que ficaremos instalados no Campo do Montado do Pereiro. Este campo escutista pertence ao CNE e é gerido pela Junta Regional da Madeira. Podem pesquisar na net mais informações sobre o campo.

Apesar de não estarmos a prever passar assim tanto tempo em campo, claro que vamos estar por lá diariamente, e será aí que tomaremos muitas das nossas refeições. Como tal, teremos de ter boas condições em campo.

Assim, cada Colónia tem de estar preparada para o seguinte:

- É necessário construir uma mesa e um estaleiro para material, por colónia.
- A mesa servirá (e tem de ter condições) para cozinhar; precisam também de prever local para guardar coisas de cozinha (temperos, louça, etc).
- Cada Colónia pode levar algumas coisas para afixar no placard de campo (haverá um placard geral onde cada colónia terá o seu espaço). Fica ao vosso critério o que levar.
- A mesa tem de ser confortável e ter tamanho para 12 pessoas (este ponto é muito importante, não queremos acidentes como os do último Jambeiras).
- Para estas construções, montagem do placard, montagem das tendas e preparação do jantar do primeiro dia, terão aproximadamente 3 horas disponíveis.
- É necessário que cada colónia tenha ainda 2 cozinheiros.
- As construções e refeições são, como normalmente, avaliadas.
- O que colocarem no placard pode ser considerado um extra, mas não é necessariamente avaliado, por isso usem-no como quiserem!

Podem colocar alguma dúvida que tenham na secção de comentários.
Mais novidades em breve!

Boa Caça.
(Faltam 12 dias)

Madeira IX - Equipas outra vez

Boas e más notícias, pessoal!

As boas é que as Equipas já estão feitas, na sua versão definitiva. Podem portanto  parar de pôr comentários em relação à equipa onde gostariam de ficar.

As más é que vamos continuar a divulgá-las a espaços. No entanto, a parte boa é que já só faltam distribuir poucos elementos... Amanhã haverá mais novidades. Por hoje deixamos mais alguns:


Equipa Tristão Vaz Teixeira:
Rafael - Lobito
Ruben - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
 
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Catarina Santos - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
Didi (Capitã) - Pioneira
 
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Beatriz Santos - Lobita
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro
 
Já só faltam distribuir 13 elementos!
 
Boa Caça!
(Faltam 13 dias...)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Madeira VIII - Capitães

Para acabar então com a ansiedade do João este post é dedicado a todos os que estão de férias! Hoje divulgamos os Guias (ou melhor, os Capitães das 3 equipas).



Equipa Tristão Vaz Teixeira:
Rafael - Lobito
Ana Isabel - Exploradora
Dani - Pioneiro
Joana Rita (Capitã) - Pioneira
 
Equipa Bartolomeu Perestrelo:
Joana Fernandes - Lobita
Daniel Santos - Explorador
Andreia Gomes - Pioneira
Didi (Capitã) - Pioneira
 
Equipa João Gonçalves Zarco:
Jonas - Lobito
Ricardo Ferreira - Explorador
Diana Vital - Pioneira
Diogo Gonçalves (Capitão) - Pioneiro

Já só faltam distribuir 16 elementos!
 
Boa Caça!
(Faltam 15 dias...)