quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Mistério dos Templários - horários

A pedido de algumas Regras fica aqui o horário geral de campo.

ATENÇÃO: Este horário é meramente indicativo. Haverá imensas alterações consoante os dias e as actividades previstas. É apenas para terem uma noção do que será um dia típico!

8h00 - Alvorada, higiene, pequeno-almoço e arrumações
9h15 - Vistoria (pela ASAET)
9h30 - Içar das Bandeiras
9h45 - Oração da manhã
10h00 - Actividades
12h00 - Preparação do almoço
13h30 - Almoço e lavagem da loiça
15h00 - Actividades
17h00 - Lanche e Banhos
18h00 - Preparação do jantar
19h30 - Jantar e lavagem da loiça
21h00 - Actividades
22h30 - Oração da noite
22h45 - Higiene e Deitar
23h30 - Grande Silêncio

Boa caça.
Faltam 4 dias!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Mistério dos Templários - comida

Ementa do ACAGRUP:
 
Almoço de Domingo: De casa
Jantar de Domingo: De casa
 
Almoço de 2ª: Hambúrgueres com arroz branco e ovo estrelado
Jantar de 2ª: Sopa, Peixe frito com batatas cozidas e salada
  
Almoço de 3ª: Ração de combate
Jantar de 3ª: Arroz de atum
 
Almoço de 4ª: Massa com todos
Jantar de 4ª: Douradinhos com arroz de tomate e salada
 
Almoço de 5ª: Sandes com febras, queijo, ketchup, alface e tomate
Jantar de 5ª: Feira Gastronómica
 
Almoço de 6ª: Bacalhau à Brás
Jantar de 6ª: Massa à Bolonhesa
 
Almoço de Sábado: Jardineira de Frango e salada
 
 
Feira Gastronómica:
 
Durante a Feira Gastronómica serão confecionados pratos típicos medievais. A Chefia irá fazer Caldo Verde.
 
Cada uma das Regras terá de fazer duas comidas diferentes (cada uma em quantidade que dê para metade dos seus elementos, aproximadamente).
Uma das comida é à vossa escolha: tem apenas que ser uma receita medieval.
 
A outra será um grelhado com pão (que era a base da alimentação daquela época). A Regra de Arnoldo vai assar sardinhas; a Regra de Arcimbaldo vai grelhar febras; a Regra de Godofredo vai assar chouriços.
 
A ideia é que haja muita variedade e se faça uma verdadeira feira gastronómica. Para o prato que vocês irão fazer escolhido por vocês, são vocês que têm de levar os ingredientes. No entanto, supondo que necessitem de géneros perecíveis (que se estraguem até 5ª feira) têm de nos entregar uma lista este Sábado com o que precisam, que a Chefia comprará (por exemplo, não vão levar carne no Sábado para cozinhar na 5ª, logo têm de nos dizer o que precisam e a quantidade, já amanhã).
 
Boa caça.
Faltam 9 dias!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Mistério dos Templários - notas soltas

Mais algumas novidades para as Regras.

Reunião de Sábado:
Vai ser extremamente importante para todos perceberem o que têm de fazer na actividade, o imaginário na versão completa, etc. Vamos ainda dividir o material e preparar aspectos logísticos, mas também irão reunir por Regras para prepararem o que acharem necessário.
Não faltem!

Feira Gastronómica e Ofício:
Numa das noites do ACAGRUP vamos realizar uma Feira Gastronómica. A ideia é que cada Regra cozinhe um prato medieval (que ainda não está definido) e façamos uma espécie de feira medieval. Para isso, além da refeição, terão de preparar um ofício específico: por exemplo, se uma Regra escolher o ofício do barbeiro, terão de explicar, demonstrar, representar, etc, essa personagem.
Para isso devem pesquisar um ofício típico medieval para verem as suas características e pensarem em como o vão representar (por exemplo, em termos de roupas, acessórios, adereços, etc).
Não é necessário que todos os elementos estejam envolvidos nessa representação/demonstração.

Ecoponto:
Acrescentem à lista de construções obrigatórias um ecoponto! E esperemos que cada Regra utilize o seu, mais do que utiliza o da sede...

Máquinas fotográficas:
Para uma certa actividade, vão precisar de uma máquina fotográfica por equipa sendo que devem levar pilhas a contar especificamente com essa actividade.

Dinheiro:
Cada Regra vai ter de gerir o seu dinheiro (não vamos entrar em pormenores por agora), mas podem ficar a saber que as vossas contas serão controladas pelo FMT (Fundo Monetário Templário) e o BCT (Banco Central Templário). Estas duas entidades revelar-se-ão mais tarde!

Os senescais devem tirar apontamentos destes pormenores todos, dado que não vamos entregar nada escrito com estas informações no Sábado.

Quanto ao esclarecimento de dúvidas podem continuar a usar os comentários, MSN, email, telefone e afins que têm usado até aqui.

Boa caça!
(Faltam 11 dias)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resumo da semana e convite

Esta semana voltou a contar com várias actividades nas quais participámos.

Conselho Pastoral:
A Secretária de Agrupamento e o Chefe de Agrupamento estiveram presentes no Conselho Pastoral que reuniu em Figueira de Lorvão, na Sexta-feira passada. Foi feita a avaliação deste ano pastoral e planeadas já algumas acções para o próximo.

Preparação do ACAGRUP:
Para além de uma reunião de todas as Equipas de Animação, realizada na sede, na Quarta-feira, no Sábado alguns elementos deslocaram-se a Ferreira do Zêzere para prepararem mais alguns aspectos da actividade.

Conselho de Núcleo:
Reuniu no Domingo de manhã, no salão Polivalente da igreja de S. José, em Coimbra. Nele tomou posse a nova Junta de Núcleo, recentemente eleita, e foram ainda eleitos o presidente da Comissão Eleitoral (Dirigente Joaquim Craveiro do 1199 - Sta. Apolónia) e a Mesa do Conselho de Núcleo (presidida pela Dirigente Carolina Cortesão, do 668 - Pedrulha).

Tomada de posse do novo Bispo de Coimbra:
No Domingo à tarde, 5 elementos do Agrupamento participaram na missa solene da tomada de posse do novo Bispo de Coimbra, D. Virgílio. A missa contou com a presença de imensos escuteiros de vários Agrupamentos da região, bem como centenas de pessoas de todas as Paróquias da Diocese. Apesar de alguns percalços (parece que o Luís desmaiou a segurar a bandeira) o nosso Agrupamento esteve bem representado!

CONVITE:
Agora um convite a todos: na próxima Quinta-feira, o Pioneiro Pedro Bem-Haja, vai actuar num concurso a realizar em S. Pedro de Alva, às 21h00, com uma música do Rui Veloso. Os votos serão do público e pensamos que o Pedro merece o apoio de todos nós pelo que, se puderem, não deixem de o ir apoiar!
A entrada custa 3.00 €.

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Mistério dos Templários - Cargos

Hoje deixamos aqui os cargos que têm de dividir por toda a Regra. Cada elemento tem de ter um cargo e apenas um. O cargo que indica 1 ou 2 elementos é conforme a Regra tenha 14 ou 15 elementos.

Cada Regra terá:

  • 1 Senescal (já escolhido)
  • 1 Senescal Adjunto (aconselha o senescal, substitui-o na sua ausência e participa nas reuniões do Conselho Geral dos Templários - pelo menos nalgumas)
  • 1 Físico (para curar os guerreiros templários)
  • 2 Aguadeiros
  • 2 Oficiais de Bouche ("oficiais da boca", como eram conhecidos os cozinheiros militares na Idade Média)
  • 2 Bobos (responsáveis pela animação da Regra)
  • 2 Mercadores (responsáveis por irem buscar a comida)
  • 2 Cambistas (responsáveis pelo dinheiro da Regra)
  • 1 ou 2 Ferreiros (para além das ferraduras dos cavalos têm a seu cargo todo o restante material da Regra)
Agora cabe a cada Regra dividir os seus elementos por estes cargos (ou os cargos pelos elementos, depende do ponto de vista), tendo em conta as características de cada um.

Um pequeno esclarecimento: os cambistas vão ter um papel importante neste Concílio da Ordem Templária, pelo que devem escolher elementos habituados a lidar com dinheiro e que tenham jeito para contas!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Mistério dos Templários II - Roupa

Este post tem mais informações sobre coisas a levar e a fazer por cada Regra!

Uniforme:
  
Vão ter de estar fardados (com a camisa) na missa em Figueira e na Cerimónia de Abertura de Campo (1º dia).
Vão ter de andar também fardados noutro dia inteiro (embora seja aconselhável pelo calor que se prevê e pelo esforço físico, que andem com a farda de campo - t-shirts oficiais das Secções).
Haverá um terceiro dia em que terão de andar fardados o dia todo, mas aqui deverão usar a t-shirt do Agrupamento (quem tem) ou uma t-shirt de cor aproximada (azul escura ou cinzenta, por exemplo).
O encerramento e o regresso (último dia) será feito com a farda (camisa).

Isto significa que têm de ter em conta a quantidade de peças do uniforme que levam para a actividade, nomeadamente as meias!
Por outro lado, podem entrar em contacto com a Chefia se precisarem de comprar mais alguma coisa de forma a termos os vossos números disponíveis na sede no dia 16 de Julho (reunião).

Para os interessados, ainda há algumas t-shirts do Agrupamento na sede... ;)

FATOS:

Cada Regra terá de criar um fato de cavaleiro templário para cada elemento. O fato tem de ser o mais próximo possível de um cavaleiro da Idade Média. Tem de ter a Cruz de Cristo à frente e um símbolo criado por vocês, da vossa Regra, na parte de trás.
Os fatos têm de ser iguais para todos os elementos de cada Regra.

Os fatos serão obviamente avaliados e, tendo em conta que demorarão bastante tempo a fazer, serão bastante cotados nas pontuações!
Será valorizada a criatividade, mas também o facto de serem vocês a fazê-los (por exemplo: se uma Regra tiver um fato todo torto e mal cosido, mas feito pelos seus elementos, terá melhor pontuação do que a Regra que tiver os fatos feitos pela costureira da terra)...

Os fatos serão usados em pelo menos 3 actividades concretas e são obrigatórios!
Não haverá tempo na actividade para fazer os fatos!
  
Pedimos ainda aos Senescais das Equipas que passem a palavra a todos os seus elementos (não é assim tão difícil e é importante que TODOS saibam desta informação o mais rápido possível).
Deixem também um comentário aqui no Blog para sabermos que leram esta informação!

Boa Caça.
Faltam 17 dias!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Actividades deste fim de semana

Este fim de semana haverá algumas actividades do Agrupamento, a saber:

Missa de recepção do novo Bispo de Coimbra:
Na sequência da nomeação de D. Virgílio Antunes como novo Bispo de Coimbra, vai realizar-se este Domingo, às 16h30, na Sé Nova em Coimbra, a missa de entrada solene do novo Bispo na Diocese.
Os elementos do Agrupamento que foram contactados para nos representarem terão de estar na Sé Nova, às 16h00. Devem combinar com a Dirigente Bela os pormenores relativos às boleias.
Claro que terão de ir correctamente uniformizados e levar a bandeira do Agrupamento!

Conselho de Núcleo:
O Conselho de Núcleo reúne no Domingo de manhã, às 10h30, no Salão Polivalente de S. José, em Coimbra. Todos os Caminheiros e Dirigentes com Promessa têm assento. A convocatória seguiu por email.

Preparação do ACAGRUP:
Alguns elementos das Equipas de Animação irão no Sábado a Ferreira do Zêzere preparar alguns aspectos do ACAGRUP. O encontro é em Coimbra, às 9h30.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Mistério dos Templários - Construções

Vamos começar hoje a lançar algumas informações sobre o ACAGRUP. É verdade que ainda não há muitas em concreto, mas para já podem ficar com a informação de quais as construções obrigatórias que cada Regra terá de fazer.

Lembrem-se que apesar de só irem ter cerca de 4 horas para montagem de campo, as Regras são grandes e, como tal, podem dividir-se pelas várias construções!

Construções obrigatórias:
- Pórtico
- Mesa
- Cozinha
- Estaleiro
- Construção livre

O tema está relacionado com a época medieval pelo que será valorizada a vossa originalidade dentro do tema (por outras palavras, se as construções estiverem relacionadas com a época medieval, tanto melhor).

Bom trabalho!
Faltam 19 dias...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dirigentes: Manual do Dirigente

Embora atrasado relativamente ao previsto, foi disponibilizado no final de Maio, o "Manual do Dirigente" referente ao novo Programa Educativo. Esta era a ferramenta que faltava e que previsivelmente estará em breve disponível no DMF.

Até lá podem consultar aqui o Manual do Dirigente...
Para ler, reler e ter sempre à mão!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Voluntariado do CNE na RTP

O programa A Fé dos Homens, transmitido diariamente na RTP 2, dedicou uma das suas últimas reportagens ao voluntariado dentro do CNE.
    
Durante mais de 20 minutos, os protagonistas são os dirigentes do movimento, 13.002 voluntários que dedicam grande parte das suas vidas à educação dos cerca de 53 mil jovens que compõem o CNE.
     
Com testemunhos de jovens escuteiros e de pais comprometidos e agradecidos, o programa procura explorar o que é ser dirigente e o compromisso que está implícito na promessa que cada dirigente faz dentro do movimento escutista. Uma reportagem a não perder!
   
Texto de Ricardo Perna 
Flor de Lis Online