A actividade de Natal dos Pioneiros decorreu em Gondramaz, de 19 a 22 de Dezembro. Reuniu 9 Pioneiros e 3 Chefes.
A mística desta actividade era "Vencer as Diferenças", dado que o imaginário estava relacionado com dois gangues rivais. O local da actividade era espectacular dado que Gondramaz é uma aldeia típica da Serra da Lousã, toda em xisto, e em que a simpatia das pessoas não tem limites!
Na primeira noite foi realizado um jogo de reconhecimento da aldeia. Na Terça-feira, da parte da manhã, realizámos um desafio ao estilo do jogo Mastermind e tivemos um atelier de música (bastante interessante, diga-se) em que o resultado não foi assim tão mau!
Da parte da tarde os Pioneiros realizaram um percurso pedestre com um grau de exigência elevado e que nos mostrou cenários de rara beleza, nomeadamente uma fantástica sucessão de cascatas...
Na segunda noite houve um espaço de reflexão sobre o que é ser cristão. Foi o chamado CAFÉ - Conversa de Aprofundamento da Fé.
Na Quarta-feira realizámos a grande competição entre os gangues que era uma corrida de carros de rolamentos previamente construídos por cada Equipa. A descida tinha 800 metros de extensão e várias curvas que proporcionaram bastante adrenalina a todos os Pioneiros. Aqui, a banheira construída pela Equipa Einstein não deu qualquer hipótese ao BMW da Rainha Santa!
Depois de almoço foi a vez de irmos para o Cadaval Cimeiro, uma aldeia abandonada e em ruínas que foi o cenário perfeito para um grande jogo de ataque ao castelo, com um paint meias pelo meio. Este foi um jogo muito animado!
Depois seguiu-se o Fogo de Conselho onde se reflectiu sobre as diferenças (sociais, raciais, económicas, etc) e no nosso papel para as ultrapassarmos.
Esta noite foi passada em regime de acampamento. No último dia regressámos a Gondramaz onde estivemos a aprender a fazer estátuas em pedra, pela mão de um dos últimos artesãos da aldeia, o senhor Manuel Rosa, que foi muito simpático connosco. Depois de todos termos experimentado seguiu-se o almoço, algum tempo dedicado ao Sistema de Progresso e as arrumações e limpezas.
No final a avaliação geral foi muito positiva, e recordou-se a atitude de Jesus perante as "diferenças", como exemplo a seguir!
1 comentário:
Aquilo não era uma banheira! Era o carro do Pai Natal sem pintura e sem renas.
Enviar um comentário