terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Exploradores em Gondramaz


O resumo do acantonamento de Natal dos Exploradores foi realizado pela Exploradora Joana Fernandes!

Resta-nos acrescentar que, nesta actividade, estiveram presentes 18 Exploradores e 5 Chefes.


1ºDia (Sábado)

O tema do acantonamento de Natal foi "os Smurfs".

A actividade começou no dia 17 de Dezembro às 08:00 da manhã, carregámos o material nas carrinhas que nos foram levar ao acantonamento em Gondramaz. Rapidamente partimos.

Finalmente chegámos, mas eu para ser sincera não me apetecia nada sair do autocarro, descarregámos a carrinha e levámos as coisas para o local onde íamos acantonar. Esse local era uma pequena aldeia, as suas casas são feitas de xisto, algumas com portas muito pequeninas, o salão de baile era onde íamos ficar, mas este era muito pequeno em relação aos normais que costumamos ver, e também era o local onde as pessoas daquela aldeia se reuniam para tomar determinadas decisões. As pessoas desta aldeia eram muito simpáticas.

Antes de almoçar desfardámos e fomos ver como era a aldeia e ainda fizemos algumas actividades. Finalmente, almoçamos.

No final de almoço, depois de arrumar, começamos a fazer actividades, a partir de meias e algumas camisolas uns construíram bolas, enquanto outros procuravam paus duros e flexíveis para construir arcos e flechas. De seguida fizemos uma caminhada até uma aldeia toda destruída onde ninguém habitava. Pelo caminho fizemos um jogo que consistia em atirar com o arco e uma flecha a um alvo. O alvo era um papel com vários círculos desenhados sobre postos. O círculo mais ao centro valia cinco bolas, o seguinte valia três, o que ficava por fora deste valia duas bolas, acertar no papel fora dos círculos valia uma bola.

Quando chegámos à aldeia fomos jogar paint-mata, o jogo consistia em acertar com as bolas (que ganhámos no jogo anterior e outras que a chefia nos deu) embebidas em tinta de três cores diferentes, uma para cada patrulha. A regra principal do jogo era: para eliminar um adversário tínhamos de lhe acertar três vezes, manda a lei do escuta que o escuta tem de ser leal e por isso se nós mandássemos a bola e ela acertasse em alguém e não fizesse marca, essa pessoa tinha de pegar nela e fazer a marca.

De volta a Gondramaz, trocámos de roupa, pois estávamos sujos do paint-mata. Voltámos ao salão para ver o filme dos Smurfs. Quando acabou o filme os cozinheiros com a ajuda de um membro da patrulha foram fazer o jantar, os restantes membros das patrulhas foram buscar as mochilas para o salão, e arrumámos os sacos-cama. Entretanto o jantar ficou pronto e fomos comer.

Foi então a vez do jogo nocturno cujo objectivo era roubar e defender as varas das Patrulhas. A patrulha esquilo saiu vencedora deste jogo. De seguida foi o merecido descanso com algum frio à mistura.


2ºDia (Domingo)

Acordámos bem, e claro prontos para fazer um raid inesperado, tomamos o pequeno-almoço e de repente começam-nos a pintar a cara de azul (para parecermos Smurfs) e começámos o raid. O raid foi por postos e terminou na Senhora da Piedade de Tábuas. Passámos por locais muito bonitos incluindo algumas cascatas!

À chegada preparámos o jantar e o Fogo de Conselho. No final de comermos, massa à bolonhesa azul, e arrumarmos, sentámo-nos à volta de um candeeiro, por vez de uma fogueira, e começaram as actuações. Todas tinham a ver com partes divertidas do acantonamento.

Finalmente estendemos os sacos - cama e os carrimates, e dormimos mais uma noite com
algum frio.

Ainda antes de dormirmos os chefes avisaram-nos que voltaríamos para Gondramaz ás cinco
e meia da manhã, mas ainda antes de lá chegar íamos ficar em Tróia para ver a lua azul dos
Smurfs, por isso tínhamos de descansar o máximo.

3ºDia (Segunda-feira)

Levantaram-nos às cinco e meia para começar o raid. Arrumámos as nossas tralhas e saiu a primeira patrulha, mas levou pacotes de leite e bolachas para comerem pelo caminho.
Passados alguns minutos arrancou a segunda patrulha e minutos depois a terceira patrulha.

Quando chegámos a Tróia infelizmente já era de dia e não pudémos ver a lua azul, mas mesmo assim os chefes deram-nos uns óculos feitos de cartolina e de papel celofane azul nas
lentes, assim não vimos a lua azul, mas sim o sol azul. Tomámos o pequeno-almoço e voltámos ao caminho.

Novamente em Gondramaz, poisámos as mochilas no salão e preparamos o almoço, e comemos.

Depois de arrumar do almoço fizemos mais alguns jogos que terminaram com a morte de Gargamel o inimigo numero um dos Smurfs, e fomo-nos fardar. Começou a arrumação do material e das nossas mochilas. Pegámos em todas as tralhas e levámo-las para um local perto onde o autocarro iria parar, mas não levámos os fogões pois ainda tínhamos de comer o jantar (cachorros). Comemos os cachorros, até que o autocarro finalmente chegou com os pioneiros que também iam ter ali o seu acantonamento de Natal, nós então carregámos as coisas para o autocarro e voltámos para casa.

Gostei imenso do acantonamento de Natal. A patrulha que ganhou foi a Águia, a segunda foi
a minha, Coati, e a terceira foi a Esquilo.
  
Joana Fernandes (Exploradora)

3 comentários:

Anónimo disse...

muito bem Joana. eu também gostei muito do acantonamento!!

Anónimo disse...

apenas um pormenor, quem carregou o material nao foram vocês, pois as mochilas estavam na parte fora e os exploradores dentro das carrinhas com mantinhas, de luvinhas e com gorrinhos cheios de frio....que meninas!

Diogo Cruz disse...

Relatório entregue com grande rapidez... gostei muito de o lêr Joana:)