sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Montanha Baden-Powell no Nepal

No Nepal, uma montanha em forma de cogumelo, com 5890 metros de altura, conhecida localmente como Pico Urkema, foi rebaptizada em 2006 com o nome do nosso fundador, Baden-Powell!

  
Este pico situa-se na região de Langtang e está rodeado por dezenas de outras grandes montanhas. Esta decisão foi tomada pelo Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal, devido a um grande esforço da Associação de Escuteiros do Nepal, por ocasião do Centenário do Escutismo.

Como sabem, nesta região do planeta situa-se a Cordilheira dos Himalaias, e aqui existem alguns dos maiores picos do mundo, incluindo o monte Everest (o mais alto de todos).

A montanha Baden-Powell não está nas rotas habituais de alpinismo, mas espera-se que agora passe a ser mais visitada. Na verdade, as aldeias mais próximas são muito pobres e não têm nenhuma característica de modernidade.

Baden-Powell é apenas o segundo estrangeiro a dar o nome a uma montanha do Nepal (o primeiro foi George Evarest), o que é motivo de orgulho para todos os escuteiros!

A maior parte das montanhas do Nepal ainda não foi escalada e os níveis de dificuldade são muito variados, o que atrai muitos alpinistas a esta zona. A montanha Baden-Powell foi escalada pela primeira vez no dia 13 de Setembro de 2007 por um grupo de 15 escuteiros: 1 australiano, 7 coreanos, 3 singapurenses, 1 nepalês e 3 chineses.

Porque não o Nepal, mais propriamente a montanha Baden-Powell, para uma das nossas próximas actividades?

Coordenadas: N28º 1522    E85º 3110
  
Texto baseado num artigo da Flor de Lis, edição 1196, de Novembro 2009.


Sem comentários: