quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Notas sobre o Conselho Regional

O Conselho Regional do último Domingo, realizado em Serpins, contou com a participação de 120 Conselheiros, 6 dos quais do nosso Agrupamento.

O Período Antes da Ordem do Dia foi bastante curto não havendo nada de relevante a registar. Às 10h30 iniciou-se a Ordem do Dia. Começámos com a apresentação e discussão do Plano e Orçamento 2010, que foi aprovado por maioria. Depois passámos de imediato à discussão do Relatório & Contas 2009, que também foi aprovado por maioria.

O ponto seguinte foi o Plano Trienal, ponto este que foi muito demorado e levou à intervenção de muitos Conselheiros (incluindo do nosso Agrupamento). Só às 13h30 foi votado, sendo aprovado por maioria.

Depois do almoço (que acabou por não ser partilhado, devido ao avançado da hora) continuámos os trabalhos com o ponto sobre a Cota Extraordinária. Este ponto foi bastante polémico e a Junta Regional de Coimbra acabou por retirar a proposta pois a cota regional para este ano já era de 7.50 €. Duas horas foi o tempo que demorou esta discussão.

Com os ânimos um pouco exaltados, iniciou-se a apresentação do Plano e Orçamento 2011 que não chegou a ser feita pois o documento apresentado não tinha sido divulgado antecipadamente aos Agrupamentos.

Desta forma foi desde logo agendada uma 2ª sessão deste Conselho Regional, para o dia 8 de Dezembro.

A tarde terminou com a eleição do novo Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional, Mesa do Conselho Regional e Comissão Eleitoral Regional. O presidente do CFJR é o Chefe Luís Araújo, a Mesa do Conselho é a mesma, sendo presidida pelo Chefe Joaquim Santos (309 - Ceira) e a Comissão Eleitoral pela Chefe Vanda Miranda (195 - Sé Velha).

No final da tarde o Assistente Regional Adjunto, Pe. Filipe Dinis, celebrou a Eucaristia, onde tomaram posse os vários Chefes de Departamentos Regionais (falta apenas apresentar o Chefe de Departamento da I Secção).

De salientar por último a participação bastante activa do nosso Agrupamento neste Conselho Regional tendo havido apenas uma falta dos nossos Conselheiros com assento.

Sem comentários: