sábado, 25 de setembro de 2010

Actividades de Verão II - ROVER 2010

Esta semana vamos dar-vos a conhecer outra grande actividade de Verão que teve uma grande divulgação em vários jornais e televisões nacionais: o Rover 2010.

O Rover 2010 (acampamento de Caminheiros) decorreu nos dias 9 a 15 de Agosto, na Barragem de Santa Luzia, concelho de Pampilhosa da Serra (já lá acampámos, lembram-se?).

Cerca de 600 Caminheiros de todo o país tiveram como ponto de encontro a cidade de Coimbra. Os mesmos foram divididos de acordo com a seguinte estrutura baseada na Nova Metodologia e no Imaginário da actividade (Génesis): 5 Povos, constituídos por Famílias, que por sua vez se dividiram em Tribos (equipa de Caminheiros).

Após a Cerimónia de Abertura realizada na Praça da Canção, formou-se um logotipo humano do Rover 2010 juntando os Caminheiros num claro símbolo da união que se esperava entre todos os participantes, na construção do espírito de corpo da IV Secção do CNE.

A caminhada iniciou-se logo após a cerimónia de abertura. As cerca de 90 Tribos foram distribuídas por diversos pontos, de forma a que cada uma percorresse o seu próprio caminho. Estes caminhos culminaram em 5 aldeias do concelho da Pampilhosa da Serra, onde foram desenvolvidas acções de serviço em Família.

No terceiro dia de Rover, todos os Caminheiros viveram um momento de viragem da actividade. Dornelas do Zêzere, Unhais-de-Baixo, Janeiro de Baixo, Fajão e Pampilhosa da Serra. Estas foram as freguesias que os receberam.

À sua espera encontraram diferentes dinâmicas de acolhimento, alusivas à mística de cada Povo. Todas elas culminaram com a Cerimónia do Lava-pés, momento de grande carga simbólica para os participantes: "foi uma mescla de paz, calma e ao mesmo tempo um sentimento de termos ultrapassado um grande obstáculo."; "Senti-me parte de algo muito maior do que eu, una com a minha Tribo. Foi essencial, é uma preparação diferente, ultrapassa o mental e o físico, deixando-nos com mais vontade de servir."

Cada família executou uma acção de serviço diferente, desde a construção de torres de vigia, manutenção do património local, limpeza das margens dos rios, construção de equipamentos e animação cultural.

Quem passasse por Dornelas do Zêzere, Unhais-o-Velho, Fajão, Janeiro de Baixo e Pampilhosa da Serra podia sentir a presença dos Caminheiros e Companheiros do CNE. O valor do trabalho realizado aliado à animação e dinâmica tão característica dos jovens foi por todos reconhecido.

"Valorizo o trabalho que tiveram cá, é realmente de elogiar". Nas conversas de café a presença dos escuteiros e os trabalhos por eles realizados foram discutidos com entusiasmo. Num ponto todos concordaram: a vinda dos escuteiros até estas paragens foi extremamente positiva, não só pelo trabalho desenvolvido mas também pela interacção e partilha que existiu entre todos; por dias diferentes que quebraram a rotina do quotidiano de povoações envelhecidas e em avançado processo de desertificação. 

No penúltimo dia todos os Povos se juntaram novamente. No campo do Rover 2010, e espalhados por toda a parte, estavam diversos stands temáticos onde se realizaram ateliers/workshops nas mais diversas áreas: Body Balance, Kick Boxing, Pinturas Faciais, entre outros. Existiam também stands onde todos os Caminheiros puderam recolher informação e debater sobre as mais diversas áreas: Voluntariado, Scouts of the World Award, Oportunidades Internacionais, e muitos mais.

A noite de sábado foi a noite do "Fogo de Conselho", a festa do acampamento! Reunidos no mais belo cenário do Rover, a paisagem fantástica da Barragem de Santa Luzia, realizou-se a grande festa da actividade. Entre os gritos dos povos e o envolvimento de todos naquele momento de grande alegria, pôde ver-se ao longe o logotipo da actividade e os símbolos de todos os povos: cenário fantástico!

Todos os povos viram passar um filme sobre os seus melhores momentos e, após a construção do Globo de Israel, formado com um pouco de cada um dos Caminheiros, todos tiveram a oportunidade de recordar, em 2 minutos, tudo o que foi o Rover 2010!


No último dia realizaram-se a Eucaristia e a Cerimónia de Encerramento. Neste dia especial para todos os Caminheiros do CNE, estiveram presentes as entidades oficiais do Município da Pampilhosa da Serra, o nosso Chefe Nacional e o Secretário Nacional Pedagógico. Todos fizeram questão de passar uma mensagem à nossa IV. A gratidão, alegria e orgulho eram tremendos, e nada foi deixado passar ao acaso.

O Chefe de Campo do Rover e a Coordenadora da Equipa Nacional de Caminheiros mostraram o seu orgulho por tudo aquilo que foi feito, sentido, vivido e assumido. Todos os que ali estavam eram agora mais Caminheiros, sempre nos rumos do Homem Novo!

Texto adaptado dos Jornais de Campo do Rover 2010.

Sem comentários: