sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ENC - Perspectiva de um participante!


Foi nos dias 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro de 2012 que 46 Caminheiros do Núcleo Centro-Norte participaram no Encontro de Núcleo de Caminheiros (ENC).

O encontro foi na sexta-feira à noite, em Coimbra, por volta das 22 horas, na sede do Agrupamento 347 São Jorge.

A atividade começou com a visualização de um filme que serviu como ponto de partida para
envolvência dos participantes na mística da atividade - implementação da idade do Espírito
Santo e o que era realmente isso nos tempos de hoje. Logo de seguida, desenrolou-se um jogo, através de um código fornecido, que nos levou a vários locais principais da cidade de Coimbra.

Foi um jogo cheio de mistério e perícia para os Caminheiros, uma vez que foram várias vezes postos à prova. Permitiu-lhes, também, sentirem na pele o que é ser sequestrado. No final do sequestro, os participantes foram surpreendidos com a notícia que íam para a cidade Templária de Tomar. À chegada à sede do Agrupamento 44 de Tomar, foi hora de dormir.

No Sábado de manhã, dirigiram-se para a Igreja de Santa Maria dos Olivais, onde foi feita uma oração matinal. Seguidamente, foi proposto aos Caminheiros que fizessem uma reflexão individual pela cidade Templária. Para isso, tiveram que percorrer vários pontos da cidade, onde em cada um deles estava um desafio para complementar a reflexão. Esta foi concluída no ponto inicial, a Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Posteriormente, regressaram à sede e, enquanto se preparava o jantar, a alegria e o convívio estiveram sempre presentes. Após o jantar, os Caminheiros, em Clãs, partiram para a aventura sem destino final, tendo só a primeira terra definida num mapa fornecido. Percorreram cerca de 25km, culminando no belíssimo Castelo de Almourol. Cada Clã delineou o seu percurso e foi posto à prova, quer a nível físico, quer a nível psicológico, uma vez que foi um percurso intenso, onde o frio prevalecia e onde foram propostos temas – Educação, Justiça e Serviço Social – para reflexão.

No Domingo de manhã, todos os clãs tiveram oportunidade de viajar num barco até o Castelo de Almourol. Foi uma viajem curta, mas que chegou para conhecer o local envolvente do Castelo. Quando já todos estavam no cimo do mesmo, foi feita uma reflexão final e coletiva, culminando, assim, num momento de discussão ativa e interessante no que diz respeito à melhoria da situação atual do nosso país.

Para concluir a atividade, os Dirigentes prepararam um “bodo” para todos os participantes.

Diz quem participou que “ENCantou!”
Andreia Henriques

Sem comentários: