terça-feira, 27 de abril de 2010

Prova da Xana - ACAGRUP 2010

ACAGRUP 2010 – Seixo de Mira

Realizou-se dos dias 27 a 31 de Março, no Seixo de Mira, no Concelho de Mira, um acampamento de agrupamento envolvendo todo o agrupamento 1316 – Figueira de Lorvão, onde estiveram presentes 46 elementos desde lobitos a dirigentes.

Com a mística “O cerco de Mafeking”, foi o maior acampamento de agrupamento de sempre. A actividade principal do acampamento foi o jogo de ataque – defesa realizado durante a noite nas primeiras três noites de acampamento, onde na segunda noite teve a duração de 12 horas (desde as oito horas da noite até as oito horas da manhã).

Uma novidade para todos foi a actividade com a Cercimira, uma instituição de pessoas com diversos tipos de deficiência, onde os escuteiros levaram a sua boa disposição e foram contagiados pela vontade por parte dos que foram visitados de serem pessoas reconhecidas pela sociedade como pessoas com um papel a desempenhar. Os sorrisos por pequenos gestos que tinham e a alegria que transbordava dos olhos de todos os que ajudaram foram uma recompensa bastante gratificante. Foi realmente uma actividade em que, segundo um dos participantes “tentámos tornar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos e acho que esse objectivo foi alcançado com o maior dos sucessos e com um sorriso na cara por parte de toda a gente”.

Nem o mau tempo, nem as melgas, nem tão pouco o cansaço os impediram de realizar o tradicional raide onde se dirigiram à Lagoa de Mira, assim como não os condicionou de realizar o jogo de vila onde foi possível criar relações com as pessoas que acolheram os escuteiros numa vila tão generosa como o Seixo de Mira.

A última noite deste acampamento foi marcada pelo fogo de conselho, onde estiveram presentes aproximadamente 200 pessoas entre pais, amigos e conhecidos, contando com os elementos do agrupamento. No fogo de conselho todos puderam ver, nas peças que foram apresentadas, um pouco do que foi feito ao longo destes 5 dias de actividade.

Tudo isto não teria sido possível sem o apoio do agrupamento 731 – Seixo de Mira que recebeu o 1316 da melhor maneira possível.
 

Alexandra Rodrigues, escuteira do Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão

Sem comentários: