terça-feira, 18 de agosto de 2009

Escuteiros de Figueira de Lorvão no Jambeiras



Os Escuteiros de Figueira de Lorvão participaram, nos dias 3 a 9 de Agosto, no 6º Jambeiras / 12º Acampamento Regional de Coimbra, na Quinta da Ribalta, em Arganil. Esta actividade, organizada pela Junta Regional de Coimbra, do Corpo Nacional de Escutas (CNE) reuniu, durante uma semana, cerca de 2000 escuteiros na sua maioria da região de Coimbra, mas também das regiões de Aveiro, Braga, Porto e Setúbal, participando ainda jovens oriundos de S. Tomé e Príncipe e de dois Grupos da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

O acampamento foi subordinado ao tema geral “Trilhos de Aventura”. Segundo as palavras do Chefe Regional de Coimbra do CNE, Victor Fernandes, na Cerimónia de Abertura, estes são trilhos educativos no sentido de funcionarmos como verdadeira unidade, mas também de cada um se sentir parte essencial de um todo. Ainda segundo o Chefe Regional, o método escutista permite “a experiência da comunhão, participação, responsabilidade”, contando que na Patrulha “proporcionamos aos rapazes e raparigas a experiência de vida em comunidade”. Por sua vez, “a comunidade vai-se alargando noutras comunidades, a Alcateia, o Grupo de Exploradores, o Grupo de Pioneiros, o Clã de Caminheiros, o Agrupamento, o Núcleo, a Região”, explicou o Chefe de Campo, acrescentando que, ligado a tudo isto, está “a família, a paróquia e a diocese”. “Neste Jambeiras queremos montar tendas para abrigar as nossas comunidades”, finalizou, considerando que “este é o nosso Trilho de Aventura”.

As actividades propostas eram diferentes para cada Secção (grupo etário), estando à responsabilidade de equipas independentes e subordinadas a diferentes temas. O campo dos Lobitos (6 aos 10 anos) viveu a história de Peter Pan na Terra do Nunca, os Exploradores (10 aos 14 anos) foram com Moisés à procura da Terra Prometida, os Pioneiros (14 aos 18 anos) acompanharam Indiana Jones em busca da Lenda da Atlântida e os Caminheiros (18 aos 22 anos), tendo como pano de fundo a história do Senhor dos Anéis, viveram o tema Demandas de Luz.

O Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão esteve presente com 26 elementos: 13 Exploradores, 10 Pioneiros e 3 Dirigentes.

Segundo o Chefe de Agrupamento, Tiago Cruz, “Foi para todos os participantes uma actividade enriquecedora, a nível espiritual, físico, emocional e social. Foi a segunda vez que o nosso Agrupamento participou no Jambeiras e mais uma vez sentimos que crescemos após umas noites fora de casa. Um dos grandes objectivos destas actividades é que vivamos como comunidade, que criemos laços de amizade e que tenhamos percepção da grande família a que pertencemos, que é o Escutismo. E também nesse aspecto, acho que atingimos plenamente o objectivo.”

Esta actividade realiza-se de 4 em 4 anos, sendo que este foi o maior Jambeiras de sempre. A Cerimónia de Abertura contou com o Presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Pereira Alves, o Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira e também o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto a quem coube finalizar a cerimónia, contando algumas das aventuras que viveu como escuteiro, nos acampamentos em que participou. Segundo as suas palavras, “aprendi que numa Patrulha cada um tem as suas coisas, mas temos de ser amigos” e também que não há nada como “aprender fazendo”.

Rita Simões (Secretária de Agrupamento)

Sem comentários: