quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jambeiras - Exploradores

A partir de hoje vamos deixar aqui com frequência informações sobre o Jambeiras!

O Tema Geral de Campo, como sabem, é: "Trilhos de Aventura".
A Mística da II Secção é: "À procura da Terra Prometida".

Imaginário: "Moisés a Caminho da Terra Prometida (Heróis do Povo de Deus)".
Campo da II Secção: "Eretz Yisrael"


Organização do campo:

O campo da II Secção, denominado “ Eretz Yisrael “, que significa a Terra de Israel (Terra Prometida), será composto por 12 Sub-Campos, os quais serão designados como Tribos (12 tribos de Israel), querendo a Equipa de Animação (EA) chamar a atenção para os Heróis do Povo de Deus (Mística II Secção).

Eretz Yisrael, com as suas 12 Tribos: 11 Tribos serão de Exploradores/Moços e Dirigentes acompanhantes, a outra Tribo será composta pela EA do campo da II Secção. As 11 Tribos terão um Chefe de Sub-Campo, escolhido pela EA, o qual será designado de “Chefe de Tribo” (CT). Cada Tribo é formada por cerca de 52 Exploradores/Moços, que terão como símbolos próprios a Bandeirola de Tribo (fornecida pela EA), que acompanhará sempre a Tribo, quer em campo, quer fora dele (em campo estará hasteada ao lado do pórtico de Tribo, em raide será transportada pela Patrulha/Tripulação mais pontuada) e o Grito de Tribo (escolhido pelos Exploradores/Moços), o qual será dado sempre que a Tribo se apresente em formatura.


Eretz Yisrael terá como simbologia própria um Hino de Campo (EA), um Grito de Campo (Tribos) e uma figura própria, sendo esta uma imagem animada de Moisés, que transportará numa das mãos uma colher de pau (símbolo da região de Arganil), em substituição do cajado.


A informação entre a EA e as Tribos será feita através do Chefe de Campo (CC), ou por alguém por ele designado aos CT, os quais transmitirão essas informações ao Conselho de Guias de cada Tribo, sendo este composto por todos os Guias de Patrulha/Tripulação e Dirigentes acompanhantes. Os Guias de Patrulha/Tripulação transmitirão a informação aos restantes elementos de Patrulha/Tripulação, sob a supervisão dos respectivos Dirigentes, os quais deverão ter o cuidado para que a informação seja passada correctamente. A informação funcionará ao contrário quando esta se processar no sentido inverso, ou seja dos Exploradores/Moços para a EA.


Cada Tribo deverá ter um elemento nomeado Dirigente Intendente, que ficará responsável pela intendência da Tribo.


Os locais de instalação das Tribos, assim como a composição das mesmas, compete à EA, no entanto salvaguarda-se que não haverá separação de Patrulhas/Tripulações do mesmo Grupo/Flotilha.

Sem comentários: