Embora com algum atraso deixo aqui o texto de uma prova da Telma, relativa à Etapa de Bronze da III Secção:
Tem sido com alguma regularidade que nos últimos fins-de-semana, nós, escuteiros do Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão, temos visitado o lar da 3ª idade da nossa Paróquia.
O edifício situa-se no centro da pacata aldeia de Figueira de Lorvão, foi fundado a 29 de Junho de 1999 pelo Secretário de Estado Social, Dr. Rui Cunha e é dirigido pelo Dr. Luís Rodrigues.
O lar acolhe diariamente cerca de 30 utentes sendo que 16 estão permanentemente no lar. São auxiliados por 22 funcionários (desde cozinheiros, funcionários de apoio a administrativos) dos quais dependem. É notável e é de louvar o trabalho diário destas pessoas. Ao entrarmos no lar percebemos logo a cumplicidade e o carinho que estes têm pelos utentes que, com o passar do tempo lhes vão dar o nome de amigos.
Foi-nos permitido ver as instalações do lar, até nos foi feita uma visita guiada por um dos utentes do lar, e garantimos que as instalações são muito boas. Tem seis quartos e uma grande sala, a sala de convívio, onde os idosos passam a maior parte do seu tempo, entre pequenas conversas e olhares para a televisão, que para alguns já é o único meio de contacto com o exterior.
Mas não pensem que este é o único meio de distracção, o lar também organiza vários convívios e saídas onde todos podem participar inclusive toda a comunidade da Paróquia. Nesses dias o lar fica vazio, com apenas alguns utentes que por motivos de saúde não podem sair.
Os dias passam, não muito diferentes uns dos outros, porque o mundo deles agora é aquela casa.
Telma Baptista
Prova da Etapa de Bronze da III Secção
Prova da Etapa de Bronze da III Secção
5 comentários:
txiii, que texto tão mal feito :P vá... parabéns telma, tens futuro na área da escrita!
está muito giro o texto... que nos fala do lar "no centro da pacata aldeia de Figueira de Lorvão".
agora estou curioso com o teu desempenho na etapa de prata... :)
Canhota:)
estas curioso como o meu desempenho na etapa de prata?! ora essa... ;)
:) Obrigada joana, diogo...
Quando for uma escritora famosa nao m vou esquecer de voces... ;)
fico contente, por não te ires esquecer de mim telma...
estou tão confiante no teu sucesso que me contento com 1% do lucro dos teus livros.
canhota:)
Enviar um comentário