Novidades do ACANAC para os Lobitos!
TEMA: Conhecer +
IMAGINÁRIO: Arca de Noé
CAMPO: Arca de Noé
SUB-CAMPOS: Animais que voam, Animais que andam, Animais que nadam, Animais que rastejam
Conhecer +
Em ano de implementação do novo Programa Educativo, participar no ACANAC será a melhor forma de os Dirigentes levarem os Lobitos a pôr em prática os trilhos que percorreram e a concluir outros que estejam a percorrer, pois muitas e variadas vão ser as oportunidades educativas criadas durante o ACANAC, tanto ao nível do ser como do agir.
Na Iª secção, o “educar para a vida” vai fazer-se tendo como tema Conhecer +, indo ao encontro da grande apetência que os Lobitos têm por querer saber tudo e da curiosidade que caracteriza as crianças desta faixa etária.
Assim, Conhecer + será a nossa linha de orientação; Conhecer + amigos, privilegiando as relações interpessoais e a capacidade de fazer amigos; Conhecer + o mundo que nos rodeia, seja o espaço em que se encontram, os lugares que vão descobrir, a natureza circundante nas suas diferentes expressões; Conhecer + um Deus que é amigo, que ama os homens e que manifesta esse amor estabelecendo Aliança com eles, ao longo da história da salvação.
Em qualquer destas dimensões, espiritual, humana e social, haverá uma preocupação de “educar para a vida” pois o Conhecer + na fé, na cidadania, no ambiente, será privilegiado neste ACANAC.
O imaginário está definido, leva-nos através de alguns dos acontecimentos mais importantes da história da salvação, desenvolvidos na Iª, IIª e IIIª secções. A Iª secção irá “reviver” a “Arca de Noé” que será também o nome do nosso campo. À volta deste imaginário iremos criar actividades e jogos que permitirão aos Lobitos e aos dirigentes viver seis dias espectaculares. Um dos símbolos do campo da Iª será, como não podia deixar de ser, o Arco-Íris, símbolo da Aliança de Deus com a humanidade, mas poderá haver outros. Teremos actividades de Alcateia e de Bando e ainda Conselhos de Guias como previsto no Programa Educativo.
As equipas já começaram a trabalhar e as informações serão divulgadas de acordo com o decorrer dos trabalhos.
Lembramos que partilhar um espaço maravilhoso com Lobitos de todo o país é uma experiência inesquecível; é uma vivência que vai marcar profundamente qualquer lobito participante. Cabe aos dirigentes motivar os seus Lobitos, criar neles a vontade de estarem presentes, de fazer parte da grande festa que vai ser o ACANAC 2012.