Foi ontem divulgada a decisão do Papa Bento XVI acerca do sucessor de D. Albino Cleto, como Bispo de Coimbra. O escolhido, o Pe. Virgílio Antunes, é actualmente o reitor do Santuário de Fátima e, também ele, foi apanhado de surpresa.
A começar pela sua idade (49 anos) que é desde logo invulgar numa nomeação deste género. É natural da Batalha e esteve sempre ligado à Diocese de Leiria-Fátima. Desempenhou diversos cargos nesta Diocese, começando como pároco de algumas paróquias, mas destacando-se sobretudo no seu trabalho no Pré-Seminário de Leiria (que criou) e no Seminário onde deu aulas e foi reitor.
Estudou em Coimbra e em Roma (onde se licenciou). É o actual reitor do Santuário de Fátima, onde ontem se ouviram muitas palmas e aclamações aquando da notícia da sua nomeação.
O Pe. Virgílio Antunes enviou já uma saudação à sua futura Diocese, em que revela a sua "total disponibilidade para ir ao encontro de todo o povo na realização da missão que a Igreja de Deus lhe confia".
Também o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto afirmou: "recebo-o de braços abertos, pois ele vem como eu vim, em nome de Cristo, na continuação dos apóstolos e da longa série de Bispos que Coimbra tem tido desde o século V. E estou completamente disponível para lhe dar explicações, sugerir, sem me intrometer no plano que ele trouxer."
A ordenação episcopal do novo bispo decorrerá no dia 3 de Julho, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.
Sem comentários:
Enviar um comentário